Advocacia Especializada em Trânsito - Clique Aqui - Avaliação Gratuita
No Código de Trânsito você não encontrará a nomenclatura “Habilitação (ou CNH) Provisória”, mas sim Permissão para Dirigir (PPD).
A PPD, de acordo com o artigo 148, § 2º, do CTB, é o documento concedido, por um ano, ao candidato aprovado no processo de formação de condutores.
A CNH provisória, aparentemente, é idêntica à CNH definitiva.
No entanto, há diferenças: prazo de validade, apenas 12 meses; e o limite de pontos permitidos neste período, o qual é diferente da CNH definitiva.
O artigo 148 do CTB não faz menção alguma à existência de um limite de pontos em caso de Permissão para Dirigir.
O § 3º do artigo especifica que a habilitação definitiva será concedida ao condutor, desde que este: não tenha cometido nenhuma infração grave, gravíssima, ou mais de uma média.
Como você pode ver, a confusão ocorre por conta da quantidade de pontos das infrações média e leve: 4 e 3 pontos, respectivamente.
O motorista que comete três infrações leves, por exemplo, soma 9 pontos, mais do que o equivalente a duas médias, e, ainda assim, não será impedido de obter a CNH definitiva ao término de um ano.
Não se trata de atingir determinada pontuação, mas de não cometer infrações das naturezas descritas.
Caso você cometa uma infração gravíssima e não recorra, não haverá saída: você deverá reiniciar o processo de habilitação se quiser voltar a dirigir.
Isso significa passar novamente pela autoescola e fazer os exames necessários, como da primeira vez, além de pagar, é claro.
Para evitar que isso aconteça, tomar o máximo de cuidado possível para não cometer infrações é fundamental.
Saiba que ser multado com a CNH provisória é muito mais fácil do que você imagina.
Infrações gravíssimas são muito comuns no dia a dia: avançar o sinal vermelho, exceder o limite de velocidade, transitar em faixa exclusiva de ônibus, realizar manobra perigosa e é claro, ser pego na Lei Seca.
São muito comuns os casos em que, ao adquirir a primeira habilitação, o condutor iniciante dirija o veículo de seus pais.
Nessa circunstância, a infração cometida pelo condutor pode resultar em uma Notificação de Autuação ao proprietário do veículo.
Isso acontecerá caso não ocorra abordagem por parte do agente no momento em que a infração foi cometida, ou se a infração for registrada por equipamento eletrônico.
Nesse caso, ao realizar a indicação de condutor, tenha em mente que a depender da natureza da infração, você poderá perder a sua CNH, não importando que não tenha sido abordado.
Quanto à multa a ser paga, é válido destacar que ela permanece vinculada à propriedade do veículo, sendo responsabilidade do proprietário quitá-la.
A notificação de autuação, que comunica o registro do auto de infração, é enviada para o endereço do proprietário do veículo, no entanto, ele pode ou não ter sido o motorista que conduzia o veículo no momento em que a infração foi registrada.
Quando não ocorre abordagem por parte do agente de trânsito, como, por exemplo, quando a infração é registrada por fiscalização eletrônica, ainda assim é necessário responsabilizar o condutor infrator, certo?
Assim, a pessoa mais provável de ser responsável pela infração, obviamente, é o proprietário do veículo. É por isso que, nesses casos, a notificação é remetida ao seu endereço.
Caso você possua um veículo em seu nome e esteja na PPD, você pode realizar a indicação de condutor, a fim de não ter a pontuação lançada em sua CNH e não perdê-la.
A Constituição Federal é a lei máxima do Brasil. Todas as demais leis devem se submeter a ela, não podem contrariá-la.
Em seu artigo 5º, inciso LV, ela diz todo cidadão tem direito de recorrer de penalidades impostas.
Uma multa, seja ela aplicada a um motorista que possui a carteira provisória ou definitiva, é um processo administrativo.
Portanto, é um dos casos em que o cidadão tem assegurado, pela Constituição, o direito ao contraditório e à ampla defesa.
Você só não pode, como deve apresentar recurso. O recurso resguardará o seu direito e é a única esperança de pegar a sua definitiva.
Há 3 chances de recurso antes da penalidade ser aplicada e você perder a PPD: defesa prévia, JARI e CETRAN.
Se você não recorreu e, portanto, perdeu a PPD, fique tranquilo. Após a aprovação nas provas prática e teórica, você receberá uma nova Permissão para Dirigir, que também terá validade de um ano.
Ao receber uma nova PPD, as regras serão as mesmas: você não poderá cometer infração grave, gravíssima nem reincidir em infração média.
Para iniciar um novo processo de habilitação, como você já deve saber, é necessário se matricular em um Centro de Formação de Condutores (CFC).
Antes de iniciar as aulas, você precisará ser aprovado nos exames de aptidão física e psicológica.
Os procedimentos para a inscrição, pagamento das taxas e agendamento dos exames variam de Estado para Estado.
Se você não recebeu nenhuma multa gravíssima com CNH provisória ou estiver com recurso pendente de julgamento, poderá solicitar a sua habilitação definitiva no DETRAN.
Para isso, terá de pagar uma taxa.
Em poucos dias após a solicitação, poderá retirar seu documento, ou recebê-lo em seu endereço, caso o DETRAN do seu Estado disponibilize essa opção.
Compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares! A PROMultas agradece!
Clique aqui e solicite uma avaliação gratuita para cancelar a sua multa da Lei Seca.
Escritório com mais de 8 anos de atuação
Clientes atendidos em todo Brasil
Só tenho a agradecer pela excelência do serviço prestado. Temia que o recurso fosse seguir um padrão genérico e que teria dificuldades de comunicação, pelo fato de o processo ser feito de forma digital. Todavia, pelo contrário, o que encontrei foi um atendimento rápido, direto e um recurso com a descrição rica de todos os fatos narrados. Surpreendente, essa palavra define o trabalho da Pro Multas, registro meu muito obrigada!
Professor universitário, Guarulhos/SP
Praticidade, agilidade, conhecimento profundo sobre o caso. Tudo funcionou! Além do serviço top, minha multa por exceder a velocidade foi cancelada, então não tenho o que reclamar, só dizer para confiar, pq vai dar certo! Obrigada!
Autônomo, Porto Alegre/RS
Equipe super especializada, recurso muito bem elaborado. Dá para ver que entendem do assunto quando conseguem tirar qualquer dúvida. Responsáveis e solícitos, meus parabéns a toda equipe da PROMULTAS, o arquivamento do meu processo de suspensão foi consequência da qualidade do trabalho prestado. Eu indico!
Pedagoga, Niterói/RJ
Eu precisava do meu recurso com urgência e achei que isso pudesse ser um problema. Mas o recurso foi muito bem trabalhado e elaborado, em menos de 06h. Pude falar diretamente com a advogada e isso ajudou no processo. Estou muito contente em ter acertado na minha escolha. Meu recurso ainda não foi julgado, mas eu tenho fé de que a minha multa será cancelada e eu não perderei minha CNH, que é meu sustento, pq sou motorista de uber. Confiando que vai dar certo!
Motorista de aplicativos, Recife/PE
Sou da área jurídica, mas optei por procurar profissionais especializados em trânsito. Minha intenção era ter um esboço. Para minha grata surpresa, as teses são muito bem elaboradas e a especialista redigia com maestria, utilizando argumentos técnicos e fáticos, com base no questionário que respondi previamente. O documento foi enviado em sua íntegra, pois impecável. Admiração pela agilidade, profissionalismo, conhecimento. Entro em contato sempre pelo WhatsApp, sou respondida inclusive por áudio, o que facilita. Valeu o investimento.
Advogada, Maringá/PR
Muito profissional!!! Minha carteira é meu ganha pão, ficar sem ela no meio da pandemia então, acabaria desempregado. Um amigo já tinha contratado e me indicou. No comeco eu não sabia se ia funcionar, só que não tinha muita opção. Foi quando recebi uma carta do detran dizendo que o processo tinha acabado e eu podia dirigir. Tô muito agradecido. A rapidez em responder as mensagens, em sanar qualquer dúvida, é tudo de primeira. Espero não precisar mais, mas se precisar, já sei quem vou procurar!
Motorista de caminhão, Arapiraca/AL
Eu fui multada em uma blitz, fiquei com medo de soprar o bafômetro e acabar presa. Estava bem, não estava bêbada, mas bate um desespero. Sai procurando na net quando cheguei em casa o que fazer. Encontrei vários sites, falei com algumas pessoas, só que tudo mensagem pronta, igual telemarketing, foi quando liguei para Promultas. Gostei de ter um atendimento rápido e ter total orientação antes mesmo de decidir pelo serviço. Estou muito feliz, pois na 2ª tentativa de recurso já conseguimos. São 3 mil de multa poupados e minha cnh em mãos!
Do lar, Florianópolis/SC
A multa já era injusta, mas lendo o recurso e todos os detalhes elencados ficou ainda mais óbvio. Incrível trabalho de defesa. É um cuidado sem igual. Disponibilidade, atenção e total domínio do assunto. Recomendo!
Assistente Administrativa, Crato/CE
Gostaria de parabenizar a PROMultas pela elaboração do meu recurso, ao passo que além do conhecimento jurídico, houve análise detalhada do meu caso em particular, a partir das informações e documentos que encaminhei, redigindo um recurso customizado para a infração e circunstâncias da minha ocorrência. Tudo isso, com agilidade na troca das informações e o compromisso com o atendimento dos prazos, sem perda de qualidade. Nada a criticar, só elogiar. Parabéns!
Empresário, São Paulo/SP
Pensa em uma pessoa feliz, sou eu! Tenho que destacar a dedicação da equipe da pro multas, um ótimo trabalho desde o atendimento até o recurso. Consultava o site do órgão todo dia, nervosa, quando um dia apareceu "recurso deferido". Ganhei! Para quem pensa que é impossível, não é. Realmente, eu não saberia argumentar da forma como foi, pq sou leiga, mas com a ajuda das pessoas certas, dá para reverter uma injustiça. Muito, muito, muito obrigada!
Farmacêutica, Joinville/SC