Advocacia Especializada em Trânsito - Clique Aqui - Avaliação Gratuita
Resumo esquematizado
– 3 instâncias de defesa;
– Defesa prévia, JARI e CETRAN (CONTRAN, CONTRANDIFE ou Colegiado Especial);
– Julgamentos realizados por comissões julgadoras diferentes em cada etapa;
– Caso não tenha apresentado Defesa Prévia: ainda pode apresentar recurso à JARI;
– Caso não tenha apresentado recurso à JARI: não poderá apresentar recurso ao CETRAN.
A Lei de Trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da CNH?
Clique aqui e faça uma Consulta Gratuita da sua multa ou processo administrativo de trânsito!
Antes de tudo, você precisa saber que existem 03 (três) chances para apresentar defesa e resolver o seu problema.
Desde logo, é importante dizer que o recurso é avaliado por comissões julgadoras diferentes em cada etapa. Assim, mesmo que o deferimento (cancelamento da multa ou processo) não venha na primeira oportunidade, você não precisa perder as esperanças, pois haverá mais chances de a situação ser reavaliada.
O processo administrativo se inicia com a Defesa Prévia e vai para a 1ª e a 2ª instâncias, caso não haja o deferimento imediato. Mas atenção, é importante não perder os prazos, para não ter nenhuma das instâncias suprimidas.
Além disso, independente da instância, você precisará de um recurso bem fundamentado. As notificações recebidas precisão ser analisadas atentamente, selecionando-se os argumentos mais eficazes. Se você não se sentir seguro para elaborar seu recurso, procure profissionais especializados, tais como a PROMultas.
Após ser autuado em uma abordagem, blitz, ou receber uma notificação em sua residência, a primeira oportunidade de se opor à penalidade pretendida pelo órgão é a Defesa Prévia.
Nesta etapa, a penalidade ainda não foi aplicada, não constando como uma restrição em seu veículo e/ou CNH.
Trata-se de uma espécie de aviso: “vamos lhe atuar!”.
Por se tratar de um recurso prévio à aplicação da penalidade, é opcional, ou seja, mesmo que você não apresente sua defesa, você ainda assim poderá interpor recurso à primeira instância, qual seja a JARI.
Diante da defesa prévia o julgador pode adotar duas condutas:
(i) deferir a defesa: caso o julgador ao analisar seus argumentos considere irregular a autuação ou processo, já poderá pôr fim de imediato ao caso. Nessa circunstância o condutor sequer recebe a multa e as demais penalidades que seriam impostas, evitando uma série de problemas futuros;
(ii) indeferir a defesa: se o julgador não se convencer pelos argumentos e a defesa do condutor for indeferida, a multa será aplicada ou a suspensão/cassação será levada adiante e o recorrente será avisado sobre isso em sua casa, através de nova notificação. A partir daí, um recurso poderá ser apresentado à primeira instância.
Apesar de existir uma primeira oportunidade de recurso, considerando que somente aqui há a pena já imposta, dizemos que o recurso é apresentado à primeira instância.
O órgão responsável pelo recebimento do recurso e por seu julgamento, nessa etapa, é a JARI, a qual é de existência obrigatória em todos os órgãos autuadores, segundo o art. 7º, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro – CTB.
As competências da JARI estão descritas no artigo 17 do CTB, sendo:
O momento para o envio do seu recurso à JARI é a partir do recebimento da Notificação de Imposição de Penalidade – NIP, a qual em se tratando de multa de trânsito, vem acompanhada do boleto para o pagamento do valor pecuniário.
Por outro lado, diferentemente do que ocorre na defesa prévia que não é um pré-requisito para apresentação de recurso à JARI, para que se possa se socorrer da segunda instância é necessário que tenha sido interposto recurso à primeira instância e o mesmo tenha sido indeferido.
Caso o recurso anteriormente interposto não seja deferido, você ainda terá uma última chance, devendo ser encaminhado novo recurso à segunda instância, após a divulgação do resultado do julgamento da JARI.
O prazo para apresentar seu recurso vem disposto na notificação, a qual recebe a denominação de Notificação de Decisão.
A segunda instância do recurso administrativo de multas consiste no envio dos documentos ao CETRAN, CONTRAN, CONTRANDIFE ou Colegiado Especial. Isso dependerá do órgão que registrou sua infração e do motivo pelo qual o processo administrativo foi aberto.
Essa informação quanto à denominação correta do órgão julgador sempre estará presente na notificação que você receber.
Apesar da preocupação de todo motorista que chega até essa etapa, afinal, necessariamente já teve ao menos um recurso indeferido, não há motivo para desespero.
A comissão da segunda instância está preparada para apreciar até melhor os argumentos técnicos e jurídicos de seu recurso e pode considerar válidos as suas teses e, com isso, você conseguirá resolver a situação na última etapa do procedimento administrativo.
Afinal, nosso artigo foi útil? Compartilhe com seus amigos e familiares! Ajude mais pessoas a serem auxiliadas. A PROMultas agradece!
Você recebeu uma multa? Clique aqui e solicite uma avaliação gratuita.
Escritório com mais de 8 anos de atuação
Clientes atendidos em todo Brasil
Só tenho a agradecer pela excelência do serviço prestado. Temia que o recurso fosse seguir um padrão genérico e que teria dificuldades de comunicação, pelo fato de o processo ser feito de forma digital. Todavia, pelo contrário, o que encontrei foi um atendimento rápido, direto e um recurso com a descrição rica de todos os fatos narrados. Surpreendente, essa palavra define o trabalho da Pro Multas, registro meu muito obrigada!
Professor universitário, Guarulhos/SP
Praticidade, agilidade, conhecimento profundo sobre o caso. Tudo funcionou! Além do serviço top, minha multa por exceder a velocidade foi cancelada, então não tenho o que reclamar, só dizer para confiar, pq vai dar certo! Obrigada!
Autônomo, Porto Alegre/RS
Equipe super especializada, recurso muito bem elaborado. Dá para ver que entendem do assunto quando conseguem tirar qualquer dúvida. Responsáveis e solícitos, meus parabéns a toda equipe da PROMULTAS, o arquivamento do meu processo de suspensão foi consequência da qualidade do trabalho prestado. Eu indico!
Pedagoga, Niterói/RJ
Eu precisava do meu recurso com urgência e achei que isso pudesse ser um problema. Mas o recurso foi muito bem trabalhado e elaborado, em menos de 06h. Pude falar diretamente com a advogada e isso ajudou no processo. Estou muito contente em ter acertado na minha escolha. Meu recurso ainda não foi julgado, mas eu tenho fé de que a minha multa será cancelada e eu não perderei minha CNH, que é meu sustento, pq sou motorista de uber. Confiando que vai dar certo!
Motorista de aplicativos, Recife/PE
Sou da área jurídica, mas optei por procurar profissionais especializados em trânsito. Minha intenção era ter um esboço. Para minha grata surpresa, as teses são muito bem elaboradas e a especialista redigia com maestria, utilizando argumentos técnicos e fáticos, com base no questionário que respondi previamente. O documento foi enviado em sua íntegra, pois impecável. Admiração pela agilidade, profissionalismo, conhecimento. Entro em contato sempre pelo WhatsApp, sou respondida inclusive por áudio, o que facilita. Valeu o investimento.
Advogada, Maringá/PR
Muito profissional!!! Minha carteira é meu ganha pão, ficar sem ela no meio da pandemia então, acabaria desempregado. Um amigo já tinha contratado e me indicou. No comeco eu não sabia se ia funcionar, só que não tinha muita opção. Foi quando recebi uma carta do detran dizendo que o processo tinha acabado e eu podia dirigir. Tô muito agradecido. A rapidez em responder as mensagens, em sanar qualquer dúvida, é tudo de primeira. Espero não precisar mais, mas se precisar, já sei quem vou procurar!
Motorista de caminhão, Arapiraca/AL
Eu fui multada em uma blitz, fiquei com medo de soprar o bafômetro e acabar presa. Estava bem, não estava bêbada, mas bate um desespero. Sai procurando na net quando cheguei em casa o que fazer. Encontrei vários sites, falei com algumas pessoas, só que tudo mensagem pronta, igual telemarketing, foi quando liguei para Promultas. Gostei de ter um atendimento rápido e ter total orientação antes mesmo de decidir pelo serviço. Estou muito feliz, pois na 2ª tentativa de recurso já conseguimos. São 3 mil de multa poupados e minha cnh em mãos!
Do lar, Florianópolis/SC
A multa já era injusta, mas lendo o recurso e todos os detalhes elencados ficou ainda mais óbvio. Incrível trabalho de defesa. É um cuidado sem igual. Disponibilidade, atenção e total domínio do assunto. Recomendo!
Assistente Administrativa, Crato/CE
Gostaria de parabenizar a PROMultas pela elaboração do meu recurso, ao passo que além do conhecimento jurídico, houve análise detalhada do meu caso em particular, a partir das informações e documentos que encaminhei, redigindo um recurso customizado para a infração e circunstâncias da minha ocorrência. Tudo isso, com agilidade na troca das informações e o compromisso com o atendimento dos prazos, sem perda de qualidade. Nada a criticar, só elogiar. Parabéns!
Empresário, São Paulo/SP
Pensa em uma pessoa feliz, sou eu! Tenho que destacar a dedicação da equipe da pro multas, um ótimo trabalho desde o atendimento até o recurso. Consultava o site do órgão todo dia, nervosa, quando um dia apareceu "recurso deferido". Ganhei! Para quem pensa que é impossível, não é. Realmente, eu não saberia argumentar da forma como foi, pq sou leiga, mas com a ajuda das pessoas certas, dá para reverter uma injustiça. Muito, muito, muito obrigada!
Farmacêutica, Joinville/SC