Advocacia Especializada em Trânsito - Clique Aqui - Avaliação Gratuita
A Lei de Trânsito sofreu grandes mudanças! Você quer evitar a perda da CNH?
Clique aqui e faça uma Consulta Gratuita da sua multa ou processo administrativo de trânsito!
Ter a CNH cassada significa ficar 2 anos sem dirigir e ter de passar por todo o processo de habilitação, inclusive pagando novamente, para voltar a conduzir veículo.
A cassação da CNH é a penalidade administrativa mais grave prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Por isso, o recurso para evitar a cassação é fundamental para quem foi avisado sobre a abertura de um processo para retirar definitivamente seu direito de dirigir.
Para iniciar a discussão, é importante comentar um ponto que costuma gerar grande confusão entre os motoristas.
Muitos acreditam que estar com a CNH suspensa é estar com ela “cassada”.
Contudo, tratam-se de penalidades diferentes.
O primeiro aspecto a ser considerado é o tempo de duração de cada uma das penalidades.
A suspensão da CNH, prevista no art. 261 do CTB, pode durar de 2 meses a 2 anos, dependendo do caso em que o condutor se encontra.
Já a cassação da CNH, descrita pelo art. 263 do Código, tem prazo de duração definido de 2 anos fixos, de acordo com o § 2º do artigo em questão.
No primeiro caso, a CNH pode ser recuperada, no segundo não.
Reaver a CNH suspensa requer aguardar o período de suspensão definido pelo órgão autuador e submeter-se a curso obrigatório de reciclagem.
Esse curso pode ser realizado durante o período em que a CNH estiver suspensa, como uma forma de otimizar o tempo.
Cumpridos os requisitos, é só buscar seu documento de habilitação e seguir dirigindo.
Em sentido contrário, quando a sua CNH é cassada, você a perde de forma definitiva. Ou seja, para voltar a dirigir você terá que pagar e fazer uma nova, depois de assistir a todas as aulas da auto escola.
Os motivos que causam cada uma das penalidades também são diferentes.
No caso da suspensão, os incisos I e II do art. 261 determinam as hipóteses para a sua aplicação. São elas:
Em relação à cassação, outras causas levam o condutor a sofrer a penalidade, as veremos mais à frente.
A cassação da habilitação dura 2 anos, conforme determina o § 2º do artigo 263 do CTB.
Passado o período de cassação, o condutor deverá passar por todos os exames necessários para a obtenção da primeira habilitação.
Na prática, isso significa passar pelas seguintes etapas do processo:
Ou seja, fazer uma nova CNH.
Neste mesmo sentido, o parágrafo único do artigo 20 da Resolução Nº 723/2018 do CONTRAN afirma que, depois que o prazo de cassação termina, o condutor é considerado inabilitado até o fim do processo de reabilitação.
Com isso, fica claro que a CNH cassada perde totalmente sua validade, sendo necessário abrir um novo processo para obter uma nova autorização para dirigir.
De antemão, importa destacar que há mais de uma causa para a abertura do processo que pode fazer com que o condutor tenha sua CNH cassada.
Os incisos I, II e III do artigo 263 do Código de Trânsito esclarecem quais são essas causas.
O primeiro fator motivador é quando o motorista é flagrado dirigindo com a CNH suspensa.
Outro caso que pode causar a cassação é apresentado no inciso III, o qual determina a aplicação dessa penalidade a quem for condenado por crime de trânsito.
Quanto ao inciso II, este apresenta as infrações de trânsito que podem levar à cassação do documento de habilitação.
É importante destacar que isso acontece caso elas sejam repetidas em menos de 12 meses, ou seja, em casos de reincidência.
A partir de agora, você confere quais infrações são essas.
Cabe ressaltar que as infrações listadas acima são gravíssimas, o que faz com que o valor cobrado em multa tenha como base o mais alto previsto no CTB, ou seja, R$ 293,47.
Mas, como você já deve saber, o valor das multas gravíssimas pode sofrer alterações em razão dos fatores multiplicadores.
O artigo 5º da Resolução nº 723/2018 do CONTRAN garante aos condutores o direito de defesa, antes que a penalidade seja, de fato, aplicada.
Isso significa que você só terá a CNH cassada imediatamente caso decida não exercer o seu direito de defesa.
Mas, esperamos que você já consiga entender o quanto é importante recorrer. Infelizmente, não há nenhuma forma de cancelar a penalidade que não a apresentação de defesa escrita.
O recurso administrativo é composto por 3 fases e, em cada uma, são renovadas as suas chances de deferimento, ou seja, de ter seu recurso aceito.
Essas são as fases do recurso, as quais estarão disponíveis depois que você for notificado.
Importa dizer que todo o processo descrito acima pode ser feito por você, sem a necessidade de buscar um advogado.
Porém, contar com a assessoria de um escritório com Advogados Especializados em Direito de Trânsito, que trabalha diariamente produzindo recursos, pode ser a chave para o seu deferimento.
Isto, pois argumentos sem embasamento enfraquecem o recurso, fazendo com que as chances de sucesso sejam muito baixas.
Por outro lado, um recurso produzido com base na legislação de trânsito, a partir de uma análise meticulosa do seu caso, tem muito mais chances de ser deferido.
É muito importante, caso você opte por recorrer por conta própria, estudar a fundo as resoluções (que não são poucas), o CTB e outras deliberações que determinam as regras de funcionamento do trânsito brasileiro.
Minha principal dica é: invista tempo para preparar o recurso, o qual vai impedir que você perca seu direito de dirigir.
Mas se você não dispõe desse tempo, confie em profissionais capacitados.
Compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares! A PROMultas agradece!
Escritório com mais de 8 anos de atuação
Clientes atendidos em todo Brasil
Só tenho a agradecer pela excelência do serviço prestado. Temia que o recurso fosse seguir um padrão genérico e que teria dificuldades de comunicação, pelo fato de o processo ser feito de forma digital. Todavia, pelo contrário, o que encontrei foi um atendimento rápido, direto e um recurso com a descrição rica de todos os fatos narrados. Surpreendente, essa palavra define o trabalho da Pro Multas, registro meu muito obrigada!
Professor universitário, Guarulhos/SP
Praticidade, agilidade, conhecimento profundo sobre o caso. Tudo funcionou! Além do serviço top, minha multa por exceder a velocidade foi cancelada, então não tenho o que reclamar, só dizer para confiar, pq vai dar certo! Obrigada!
Autônomo, Porto Alegre/RS
Equipe super especializada, recurso muito bem elaborado. Dá para ver que entendem do assunto quando conseguem tirar qualquer dúvida. Responsáveis e solícitos, meus parabéns a toda equipe da PROMULTAS, o arquivamento do meu processo de suspensão foi consequência da qualidade do trabalho prestado. Eu indico!
Pedagoga, Niterói/RJ
Eu precisava do meu recurso com urgência e achei que isso pudesse ser um problema. Mas o recurso foi muito bem trabalhado e elaborado, em menos de 06h. Pude falar diretamente com a advogada e isso ajudou no processo. Estou muito contente em ter acertado na minha escolha. Meu recurso ainda não foi julgado, mas eu tenho fé de que a minha multa será cancelada e eu não perderei minha CNH, que é meu sustento, pq sou motorista de uber. Confiando que vai dar certo!
Motorista de aplicativos, Recife/PE
Sou da área jurídica, mas optei por procurar profissionais especializados em trânsito. Minha intenção era ter um esboço. Para minha grata surpresa, as teses são muito bem elaboradas e a especialista redigia com maestria, utilizando argumentos técnicos e fáticos, com base no questionário que respondi previamente. O documento foi enviado em sua íntegra, pois impecável. Admiração pela agilidade, profissionalismo, conhecimento. Entro em contato sempre pelo WhatsApp, sou respondida inclusive por áudio, o que facilita. Valeu o investimento.
Advogada, Maringá/PR
Muito profissional!!! Minha carteira é meu ganha pão, ficar sem ela no meio da pandemia então, acabaria desempregado. Um amigo já tinha contratado e me indicou. No comeco eu não sabia se ia funcionar, só que não tinha muita opção. Foi quando recebi uma carta do detran dizendo que o processo tinha acabado e eu podia dirigir. Tô muito agradecido. A rapidez em responder as mensagens, em sanar qualquer dúvida, é tudo de primeira. Espero não precisar mais, mas se precisar, já sei quem vou procurar!
Motorista de caminhão, Arapiraca/AL
Eu fui multada em uma blitz, fiquei com medo de soprar o bafômetro e acabar presa. Estava bem, não estava bêbada, mas bate um desespero. Sai procurando na net quando cheguei em casa o que fazer. Encontrei vários sites, falei com algumas pessoas, só que tudo mensagem pronta, igual telemarketing, foi quando liguei para Promultas. Gostei de ter um atendimento rápido e ter total orientação antes mesmo de decidir pelo serviço. Estou muito feliz, pois na 2ª tentativa de recurso já conseguimos. São 3 mil de multa poupados e minha cnh em mãos!
Do lar, Florianópolis/SC
A multa já era injusta, mas lendo o recurso e todos os detalhes elencados ficou ainda mais óbvio. Incrível trabalho de defesa. É um cuidado sem igual. Disponibilidade, atenção e total domínio do assunto. Recomendo!
Assistente Administrativa, Crato/CE
Gostaria de parabenizar a PROMultas pela elaboração do meu recurso, ao passo que além do conhecimento jurídico, houve análise detalhada do meu caso em particular, a partir das informações e documentos que encaminhei, redigindo um recurso customizado para a infração e circunstâncias da minha ocorrência. Tudo isso, com agilidade na troca das informações e o compromisso com o atendimento dos prazos, sem perda de qualidade. Nada a criticar, só elogiar. Parabéns!
Empresário, São Paulo/SP
Pensa em uma pessoa feliz, sou eu! Tenho que destacar a dedicação da equipe da pro multas, um ótimo trabalho desde o atendimento até o recurso. Consultava o site do órgão todo dia, nervosa, quando um dia apareceu "recurso deferido". Ganhei! Para quem pensa que é impossível, não é. Realmente, eu não saberia argumentar da forma como foi, pq sou leiga, mas com a ajuda das pessoas certas, dá para reverter uma injustiça. Muito, muito, muito obrigada!
Farmacêutica, Joinville/SC