Advocacia Especializada em Trânsito - Clique Aqui - Avaliação Gratuita
A Lei de Trânsito sofreu grandes mudanças! Foi multado?
Clique aqui e faça uma Consulta Gratuita da sua multa ou processo administrativo de trânsito!
Dentre as mudanças estabelecidas pela Nova Lei de Trânsito, o prazo para renovação da CNH chamou a atenção dos condutores.
Na nova lei, os motoristas terão mais tempo até a renovação do seu documento; com isso, a validade da CNH será maior.
Antes o prazo era de 5 anos, agora ele pode chegar a 10 anos!
Vamos entender as mudanças e os critérios para a fixação da validade.
Antes da chegada da Lei nº 14.071/2020, o Código de Trânsito Brasileiro definia, em seu artigo 147, que o exame de aptidão física e mental seria renovado a cada 5 anos.
E, para os condutores acima dos 65 anos, a cada 3 anos.
Como ficou a necessidade de renovação após a mudança?
Porém, em seu § 4º, o artigo também define que quando houver indícios de deficiência física ou mental, ou uma progressividade de doença que possa comprometer a capacidade de conduzir veículo, os prazos previstos poderão ser diminuídos.
Quem decidirá será o médico perito, o qual deverá ser um especialista em medicina do tráfego e em psicologia do trânsito.
No próprio documento de habilitação, ao lado do número de registro do condutor, está expressa a data de validade da CNH.
O novo prazo só valerá a partir da próxima renovação, então se atente à data já existente, para não ser autuado por dirigir com a CNH vencida!
Além disso, o artigo 159, § 12º, do Código de Trânsito Brasileiro determina que o DETRAN encaminhe, por meio eletrônico, um aviso de vencimento de sua CNH para os condutores.
Esse comunicado deverá ser feito em um prazo de 30 dias para o vencimento do documento do motorista e a todos os condutores devidamente cadastrados no RENACH.
Mesmo com o prazo de validade maior, é importante o condutor manter o seu documento sempre em dia.
30 dias antes do vencimento da CNH, o condutor poderá procurar o órgão de trânsito de sua região para dar início ao processo de renovação.
É muito importante lembrar, também, que o condutor precisará renovar o seu documento em até 30 dias após a data de validade da CNH.
Esse é o tempo limite imposto pelo Código de Trânsito para o condutor colocar o seu documento de habilitação em dia.
Caso descumpra com essa medida, será autuado pelo artigo 162, inciso V, do CTB.
Em seu artigo 162, inciso V, o condutor que for pego conduzindo o veículo com a sua CNH vencida há mais de 30 dias será penalizado com uma multa de natureza gravíssima, no valor de R$ 293,47.
Como medida administrativa, será recolhida a CNH do condutor e o mesmo terá seu veículo retido até que se apresente um condutor habilitado na situação.
Por se tratar de uma infração gravíssima, a multa por dirigir com a CNH vencida soma 7 pontos à carteira de motorista.
E quem acha que o problema acaba com a multa acima, saiba que ainda há mais penalidade.
Se o condutor for pego com a CNH vencida e não for o proprietário do veículo, será gerada uma outra multa de natureza gravíssima, por permitir posse à pessoa com a CNH vencida há mais de 30 dias, infração prevista no artigo 164, inciso V, do CTB.
As consequências são as mesmas, multa no valor de R$ 293,47 e 07 pontos na CNH.
Mas, ATENÇÃO: aqui os pontos serão direcionados para o proprietário, mesmo que ele não esteja presente. E se ele estiver junto? A autuação será pelo artigo 163, inciso V, do CTB, por “entrega de posse”, infração com idênticas penalidades.
É importante que se diga que a Constituição Federal assegura ao condutor o direito à ampla defesa em qualquer situação referente a uma multa de trânsito.
Dessa maneira, o condutor poderá, sim, recorrer de qualquer infração de trânsito, bem como o proprietário, quando enquadrado nos artigos 163 ou 164 do CTB.
Existem no processo administrativo 3 oportunidades de defesa antes que a penalidade seja aplicada, caso queira entender mais sobre, basta nos contatar, nossa missão é lhe ajudar.
Compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares! A PROMultas agradece!
Escritório com mais de 8 anos de atuação
Clientes atendidos em todo Brasil
Só tenho a agradecer pela excelência do serviço prestado. Temia que o recurso fosse seguir um padrão genérico e que teria dificuldades de comunicação, pelo fato de o processo ser feito de forma digital. Todavia, pelo contrário, o que encontrei foi um atendimento rápido, direto e um recurso com a descrição rica de todos os fatos narrados. Surpreendente, essa palavra define o trabalho da Pro Multas, registro meu muito obrigada!
Professor universitário, Guarulhos/SP
Praticidade, agilidade, conhecimento profundo sobre o caso. Tudo funcionou! Além do serviço top, minha multa por exceder a velocidade foi cancelada, então não tenho o que reclamar, só dizer para confiar, pq vai dar certo! Obrigada!
Autônomo, Porto Alegre/RS
Equipe super especializada, recurso muito bem elaborado. Dá para ver que entendem do assunto quando conseguem tirar qualquer dúvida. Responsáveis e solícitos, meus parabéns a toda equipe da PROMULTAS, o arquivamento do meu processo de suspensão foi consequência da qualidade do trabalho prestado. Eu indico!
Pedagoga, Niterói/RJ
Eu precisava do meu recurso com urgência e achei que isso pudesse ser um problema. Mas o recurso foi muito bem trabalhado e elaborado, em menos de 06h. Pude falar diretamente com a advogada e isso ajudou no processo. Estou muito contente em ter acertado na minha escolha. Meu recurso ainda não foi julgado, mas eu tenho fé de que a minha multa será cancelada e eu não perderei minha CNH, que é meu sustento, pq sou motorista de uber. Confiando que vai dar certo!
Motorista de aplicativos, Recife/PE
Sou da área jurídica, mas optei por procurar profissionais especializados em trânsito. Minha intenção era ter um esboço. Para minha grata surpresa, as teses são muito bem elaboradas e a especialista redigia com maestria, utilizando argumentos técnicos e fáticos, com base no questionário que respondi previamente. O documento foi enviado em sua íntegra, pois impecável. Admiração pela agilidade, profissionalismo, conhecimento. Entro em contato sempre pelo WhatsApp, sou respondida inclusive por áudio, o que facilita. Valeu o investimento.
Advogada, Maringá/PR
Muito profissional!!! Minha carteira é meu ganha pão, ficar sem ela no meio da pandemia então, acabaria desempregado. Um amigo já tinha contratado e me indicou. No comeco eu não sabia se ia funcionar, só que não tinha muita opção. Foi quando recebi uma carta do detran dizendo que o processo tinha acabado e eu podia dirigir. Tô muito agradecido. A rapidez em responder as mensagens, em sanar qualquer dúvida, é tudo de primeira. Espero não precisar mais, mas se precisar, já sei quem vou procurar!
Motorista de caminhão, Arapiraca/AL
Eu fui multada em uma blitz, fiquei com medo de soprar o bafômetro e acabar presa. Estava bem, não estava bêbada, mas bate um desespero. Sai procurando na net quando cheguei em casa o que fazer. Encontrei vários sites, falei com algumas pessoas, só que tudo mensagem pronta, igual telemarketing, foi quando liguei para Promultas. Gostei de ter um atendimento rápido e ter total orientação antes mesmo de decidir pelo serviço. Estou muito feliz, pois na 2ª tentativa de recurso já conseguimos. São 3 mil de multa poupados e minha cnh em mãos!
Do lar, Florianópolis/SC
A multa já era injusta, mas lendo o recurso e todos os detalhes elencados ficou ainda mais óbvio. Incrível trabalho de defesa. É um cuidado sem igual. Disponibilidade, atenção e total domínio do assunto. Recomendo!
Assistente Administrativa, Crato/CE
Gostaria de parabenizar a PROMultas pela elaboração do meu recurso, ao passo que além do conhecimento jurídico, houve análise detalhada do meu caso em particular, a partir das informações e documentos que encaminhei, redigindo um recurso customizado para a infração e circunstâncias da minha ocorrência. Tudo isso, com agilidade na troca das informações e o compromisso com o atendimento dos prazos, sem perda de qualidade. Nada a criticar, só elogiar. Parabéns!
Empresário, São Paulo/SP
Pensa em uma pessoa feliz, sou eu! Tenho que destacar a dedicação da equipe da pro multas, um ótimo trabalho desde o atendimento até o recurso. Consultava o site do órgão todo dia, nervosa, quando um dia apareceu "recurso deferido". Ganhei! Para quem pensa que é impossível, não é. Realmente, eu não saberia argumentar da forma como foi, pq sou leiga, mas com a ajuda das pessoas certas, dá para reverter uma injustiça. Muito, muito, muito obrigada!
Farmacêutica, Joinville/SC